Procedimento do registo no NMBI

Processo válido para cidadãos da UE

1º Passo

Requerer o formulário de candidatura no site do NMBI e fazer o download do mesmo.  Após ter feito o download deste formulário pode imprimi-lo e preenchê-lo. Vai necessitar de usar uma caneta preta e usar letra de imprensa e em maiúsculas. Com a Ordem dos Enfermeiros Irlandesa é necessário fazer um pagamento de 350€ no início do processo (e 145€ após o considerarem elegível para se registar). Isto pode ser feito preenchendo e enviando os seus detalhes do cartão de crédito ou débito no espaço para o efeito.  Assim que estiver devidamente preenchido o formulário deve ser enviado para:   Overseas Registration, Registration Department, Nursing and Midwifery Board of Ireland (NMBI), 18/20 Carysfort Avenue, Blackrock, Co. Dublin, Ireland.

Receberá os formulários de candidatura do NMBI dentro de 2 semanas após fazer o pagamento. Assim que receber os formulários irá notar que há um número de identificação único no canto superior direito. Vai precisar de anotar este número, pois irá precisar dele para qualquer comunicação com a ordem dos enfermeiros (NMBI).

Vai Precisar:

  • Cópia certificada da sua Certidão de Nascimento Internacional;
  • Cópia certificada da página do Passaporte que contém a sua fotografia. Se não possuir passaporte poderá enviar cópia do Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão.
  • Cópia certificada do seu Certificado de Casamento/Divórcio/União de Facto (se aplicável);
  • Cópia certificada da Declaração da Ordem dos Enfermeiros;
  • 2 fotografias tipo passe recentes (com o seu nome e número de referência do processo dado pela NMBI no verso).

Qualquer um destes documentos que não estão em inglês vão necessitar também de uma tradução certificada/oficial.

Todos estes documentos, juntamente com o formulário de candidatura preenchido, serão enviados para: Overseas Registration, Registration Department, Nursing and Midwifery Board of Ireland (NMBI), 18/20 Carysfort Avenue, Blackrock, Co. Dublin, Ireland.

2º Passo

Partindo do pressuposto que cumpre com as directivas europeias (como a maioria dos enfermeiros portugueses), vai precisar apenas de preencher o formulário C. Não vai precisar de preencher os formulários A e B.  O formulário C deve ser preenchido pela Ordem dos Enfermeiros de Portugal que posteriormente deve enviar diretamente para o NMBI com a declaração em Português e a tradução certificada.

3º Passo

Dentro de 2,5 a 4 meses receberá a confirmação que foi aceite e o pedido para efetuar o segundo pagamento para posteriormente receber o respetivo PIN (número de cédula professional). Com o mesmo, já pode começar a exercer enfermagem na Irlanda!

Informações adicionais

Aconselhamos que todos os nossos candidatos viajem para a Irlanda somente quando enviarem toda a documentação exigida pela Ordem dos Enfermeiros e a mesma seja recicionada pelo NMBI. Ou seja, quando o 1º passo estiver concluído.

A JobAbroad disponibiliza um serviço que proporciona total apoio e acompanhamento, de forma gratuita, aos nossos candidatos, antes, durante e após o seu apuramento para alguma das nossas ofertas de emprego.

A nossa empresa fornece também apoio, quer a nível administrativo, quer a nível financeiro (caso o candidato considere que existe necessidade para tal), sem compromisso, mesmo que o candidato não pretenda submeter candidatura para as nossas ofertas de emprego.

Pode fazer o download do formulário aqui