ALTERAÇÃO REGISTO NMC

Antes de dar início ao registo, obrigatoriedade de realização Exame IELTS.

Processo válido para cidadãos da UE

O que é o Exame IELTS?

O IELTS (Sistema Internacional de Teste da Língua Inglesa) é um exame internacional oficial de inglês, altamente reconhecido. O seu objetivo é avaliar o nível de inglês de cada pessoa. Este exame é geralmente o mais solicitado pelas instituições internacionais de educação para avaliar a competência na língua inglesa.

Onde pode ser feito?

É organizado pelo British Council e Cambridge School, existentes em diversas cidades portuguesas.

Componentes que constituem o IELTS

O IELTS avalia as competências em Inglês e o nível do mesmo em quatro aptidões: compreensão, leitura, escrita e conversação.

Duração do IELTS

No total, o IELTS tem a duração de, aproximadamente, 3 horas. É dividido em 30 minutos para a sessão de compreensão, 60 minutos para a leitura, outros 60 para escrever os textos e de 11 a 14 minutos para responder as três partes do módulo de conversação.

Classificação do IELTS

O exame não usa o formato “aprovado/reprovado”. O resultado do exame irá mostrar o seu nível de proficiência no inglês e as classificações vão de 1 a 9, sendo que 1 é a nota mais baixa e 9 a mais alta. É importante saber que é necessário obter a classificação mínima de 7 valores para reunir as condições de registo no NMC.

Validade dos resultados

Uma vez realizado o exame, recebe uma cópia do resultado 13 dias depois de ter feito o exame escrito. Os resultados serão válidos durante dois anos. No caso de ter conseguido uma nota abaixo do necessário, poderá repetir o exame a qualquer momento.

Custo do Exame

IELTS terá um custo a rondar o valor de 250€, sensivelmente.

Após realização do IELTS e tendo obtido a classificação mínima (7 em 9 valores), o procedimento do registo no NMC segue os trâmites habituais em vigor.

1º Passo

Requerer o formulário de candidatura. Isto pode ser feito online. Assim que preencher o formulário online, eles irão enviar-lhe o formulário de candidatura completo, que precisará de preencher e devolver juntamente com todos os documentos pedidos no envelope fornecido.

NOTA IMPORTANTE: O formulário deve ser preenchido com caneta preta e usar letra de imprensa e em maiúsculas.

Vai Precisar:

  • Cópia certificada do Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão ou passaporte que contém a sua fotografia;
  • Cópia certificada do seu Certificado de Casamento/ União de Facto (se aplicável);
  • Cópia certificada do seu atual certificado de registo na Ordem dos Enfermeiros em Portugal;
  • Cópia certificada do registo criminal do seu país com tradução para inglês certificada/oficial. O certificado tem de ter sido tirado há não mais de 3 meses à data de receção pela NMC;
  • Cópia certificada do seu diploma ou certificado de curso e com tradução em inglês;
  • 2 fotografias tipo passe recentes (com o seu nome e número de referência do processo dado pela NMC no verso);
  • Certificado emitido pela Ordem dos Enfermeiros que certifique que cumpre as normas comunitárias com tradução certificada/oficial;
  • Detalhes do modo de pagamento – deverá também preencher e devolver a página do formulário referente ao modo de pagamento.

Qualquer um destes documentos que não estão em inglês têm de ter também uma tradução certificada/oficial.

Todos estes documentos, juntamente com o formulário de candidatura preenchido, deverão ser devolvidos no envelope fornecido pela NMC.

Nesta altura, terá também de fazer o pagamento ao NMC. Atualmente o valor de inscrição é de 110£. Os métodos de pagamento disponíveis estão descritos numa das páginas dos formulários que recebeu.

A forma de pagamento mais viável e rápida é através do pagamento online: www.onlinepayments.nmc-uk.org

2º Passo

Dentro de 2 a 3 meses irá receber a confirmação que foi aceite. Juntamente com essa confirmação irá ser-lhe pedido pelo NMC para fazer o segundo e último pagamento deste processo de inscrição, no valor de 120£ (pagamento da quota anual para concluir o registo). 

3º Passo

Alguns dias a semanas (geralmente 10 dias úteis) após ter efetuado o último pagamento e enviado os formulários pedidos, receberá o seu PIN (número de cédula profissional). Com o mesmo, já pode começar a exercer enfermagem no Reino Unido!

Para proceder ao pedido do Application Pack, por favor, clique aqui